Cerca de 400 policiais realizaram operação, apoiados por helicópteros e cavalaria; pelo menos 70 estudantes levados à delegacia
A Tropa de Choque da Polícia Militar cumpriu nesta
terça-feira o processo de reintegração de posse do prédio da reitoria da
Universidade de São Paulo (USP), ocupado desde a madrugada do último dia 2 por estudantes que
exigem o fim da presença da PM no câmpus, na zona oeste da capital paulista.
Foto: AE
Rojões encontrados na reitoria ao lado de pichação que mostra uma viatura da
polícia sendo atacada
Por volta de 5h10, munidos de cassetetes, escudos e armas com balas de borracha, cerca de 400 policiais da chegaram ao local e arrombaram um portão que dá acesso ao prédio e foram de encontro aos estudantes. O efetivo empregado pela corporação, segundo o comando no local, foi necessário para garantir a integridade física de todos. "Esse efetivo foi deslocado para a universidade justamente para que tudo ocorresse pacificamente", afirmou a coronel Maria Aparecida de Carvalho.
Segundo informações da PM, 70 estudantes - 46 homens e 24 mulheres - foram retirados do prédio e detidos para averiguação. Eles foram levados em ônibus da polícia ao 91º DP, do Ceasa. Todos foram revistados dentro do prédio e serão fichados na delegacia pela Polícia Civil.
Os alunos envolvidos devem responder por desobediência por não terem cumprido a ordem judicial de abandonar o prédio até 23h de ontem, entretanto, se a perícia comprovar estragos na reitoria, eles responderão pelo crime de dano ao patrimônio público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário